ESCOLA DONA COSTURA

02 março, 2017



Como tenho vindo a partilhar aqui no blog, estou a frequentar um curso de costura que me tem permitido fazer umas peças de roupa bem giras e originais. Como tal, decidi fazer uma apresentação da escola para ficarem a conhecer melhor o espaço e a sua dinâmica. Comecei a frequentar as aulas em outubro de 2016, depois de ter comprado uma máquina de costura.



As primeiras aulas incidem sobre o manuseamento da máquina de costura e onde começamos a fazer linhas retas e linhas curvas, iniciando a prática da costura. As aulas são muito interessantes já que o tempo de aprendizagem de cada aluna é colocado em primeiro lugar.

A primeira peça que realizamos é um bolso de camisa e aqui, realizamos todos os passos necessários para a criação de uma peça de roupa, desde molde em papel à costura na máquina. Parece simples, mas, na prática, é tão complexo como essencial para a introdução à criação das nossas peças. 
A partir daqui começa a parte gira. Escolhemos uma peça em foto ou em desenho, e depois de uma pequena conversa com o professor, começamos a criar tudo de raiz. Nesta fase o professor tem o papel de pôr as nossas ideias no sítio e, mostrar como é concretizável, através dos sábios conselhos e de toda a sua experiência.
O processo inicia-se nos moldes e, a partir daqui, é tirar medidas, fazer contas, pegar na régua, rasgar papel, colar papel até o molde ficar pronto. Depois é realizado um protótipo em pano cru, onde fazemos todo o processo, e após todos os ajustes passámos para o nosso tecido (comprado e escolhido por nós). E aqui entra o pânico, (no bom sentido)!


Todo o decurso de criação é entusiasmante. Quando construímos uma peça é que aprendemos o processo de costura desde a génese, fazer pinças, unir laterais, pôr fechos, cozer botões, etc. Vamos aprendendo o que a peça que estamos a fazer permite.

Neste momento, estou a tentar fazer vários tipos de peças para perceber a dinâmica de como se faz uma saia, um vestido, um casaco e afins.
Depois destes meses, e a frequentar uma aula por semana, posso dizer que me sinto mais autónoma, e noto isso na forma como oriento a alteração de moldes e a construção de uma peça, no entanto, ainda necessito de aconselhamento na hora dos detalhes finais.
O curso permite fazer as peças que queremos, nos tecidos que escolhemos, ao nosso ritmo de aprendizagem e consoante a liberdade da nossa agenda. A escola disponibiliza aulas nos horários diurno, pós-laboral e ao sábado de manhã, sendo possível escolher quantas aulas queremos frequentar por semana.

 Todas as fotos apresentadas são da escola e, como se vê, é só gira que se farta! O ambiente nas aulas fantástico, descontraído e envolvente, caraterísticas fundamentais para o sucesso.
Mais informações no Facebook e no Instagram. Visitem, conheçam melhor Dona Costura e vejam as fotos das peças por lá se vão fazendo.


beijinhooo, bom fim de semana!